sábado, 4 de setembro de 2010

Aula publicada no Portal do Professor MEC

Mestres da Literatura


Autor e Co-autor(es)

Autor Ivanete Nunes de Oliveira PAULO JACINTO - AL ESCOLA ESTADUAL JOSE CORREIA FONTAN

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada

Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas

Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão

Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aquisição de cultura de outras gerações; Reflexão e questionamento, uma vez que os romances Machadianos são psicológicos; Gosto pela leitura, que nos faz refletir, viajar...

Duração das atividades

Uma seqüência de 6 aulas.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno



Estratégias e recursos da aula

DVD – disponível na Escola Estadual José Correia Fontan



Mestres da Literatura

- Machado de Assis: um mestre na periferia. Documentário – 30min.

- Ensino Médio



Justificativa:

Neste ano de 2008 Machado de Assis é homenageado pelo centenário de sua morte. No documentário é descrita a biografia, bibliografia, cenas de alguns de seus romances e comentários de alguns críticos sobre o maior escritor brasileiro até a atualidade.



Objetivos:

Ampliar a capacidade literária através de diversas leituras audio-visuais.

Perceber no documentário a biografia, bibliografia, o perfil literário, depoimentos de alguns críticos sobre o referido autor e Cenas de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.



OBS.: Antes de expor o vídeo obedeci às seguintes possibilidades, de acordo com a perspectivas de José Manoel Móran:

Leitura Funcional (escolha de algumas funções ou tarefas para os alunos desenvolverem após assistirem o documentário).

Foram Tarefas Opcionais:

Resumo do documentário;

Anotação das palavras chaves;

Caracterizar personagens;

Reconhecer os recursos sonoros utilizados;

Fazer um relatório sobre o assunto;

Identificar a relação entre som e imagem;



Exposição do Vídeo:Documentário Machado de Assis: um mestre na periferia. (30 min).

OBS.: Após exibição do vídeo:



Leitura Concentrada (utilização de inferências- reflexão e questionamentos implícitos):

O que lhe chamou mais atenção neste documentário? A imagem? O som? A música de Capitu? Ou as palavras?

Que relação a Música “Capitu”, de Zélia Duncan, tem a ver com o romance?

Quais as cenas mais importantes? Por que?

Que relação pode ser estabelecida entre o que vocês assistiram e a nossa vida?



Leitura Globalizante

Quais os aspectos positivos ou negativos no documentário?

Quais as idéias principais?

O que vocês mudariam?

O que vocês acrescentariam hoje?



Análise da forma e do conteúdo

Como é feito esse documentário? O que lhes chamou a atenção visualmente?

O que destacaria nos diálogos, na crítica e nas músicas?

Como são apresentados a justiça, o trabalho, o amor, o mundo e a cultura passada?

Que valores são afirmados e quais são negados pelo programa?





Recursos Complementares

Vídeo – Documentário : Mestres da Literatura (DVD TV-Escola n° 18); Cópia da Música “Capitu”, de Zélia Duncan; Livros: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas; Contos: Um apólogo e A Cartomante.

Avaliação

Avaliação Para avaliar a aprendizagem e a visão crítica sobre o documentário, pedir aos alunos que façam dramatizações, poesias, cordéis e um júri para responder ao questionamento: Capitu traiu ou não traiu? Também analisar as tarefas da leitura funcional. Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações



Excelente Cinco estrelas 0/0 - 0%

Ótimo Quatro estrelas 0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário