segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

LEITURA POR CHECAGEM DE HIPÓTESES. MUITO BOM .


O CABOCLO, O PADRE E O ESTUDANTE


Luís da Câmara Cascudo

Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo um caboclo como bagageiro. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque daria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios.

Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.

Pela manhã, os três sentaram-se à mesa para tomar de café e cada qual teve contar o seu sonho. O padre disse ter sonhado com a escada de Jacó e descreveu-se brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia. O caboclo sorriu e falou:

- Eu sonhei que via Seu padre subindo a escada e Seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava: “Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo”. Então vosmincês respondiam de longe, do céu: “Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos o queijo”. O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, me levantei, enquanto vosmincês dormiam, e comi o queijo...





Trabalhando a CHECAGEM DE HIPÓTESES :



OBJETIVOS : LEVAR O ALUNO A TENTAR ACERTAR POR MEIO DA CHECAGEM DE HIPÒTESES Ou SE APROXIMAR DAS RESPOSTA USANDO OUTROS TIPOS DE CONTEXTOS.







# Alguém sabe o que é um caboclo ? Já ouviram falar sobre um cabloclo ?



# Um estudante e um padre viajavam pelo ...( as crianças responderão : sítio, rua, mar ) - ninguém acertou , então o professor responde : - PELO SERTÃO



#Tendo como bagageiro um caboclo.



# Deram-lhes, numa casa um pequeno ... ( as crianças respondeão : cachorrinho, gatinho, cafezinho,pãozinho, sapato, chinelo, roupas... ) não.UM PEQUENO QUEIJO DE CABRA. ...E o professor continua lendo....



#Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque daria um pequenino pedaço para cada um o padre resolveu

que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios.





# Todos aceitaram e ... ( foram embora, foram viajar, Foram pra casa , foram brigar com o padre... ) Não. E foram dormir .



# À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.



# Pela manhã, os três sentaram-se à mesa para ... ( conversar, contar história, rezar, acertar as contas, tomar café ...) ISSO. TOMAR CAFÈ... e cada qual teve que contar o seu sonho.



# O padre disse ter sonhado com ... ( a igreja, Deus, a missa , o queijo, a viagem, as almas se salvando... ) Não. Sonhou com a escada de Jacó e descreveu-a brilhantemente .Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.



# O estudante então, narrou que sonhara... ( em passar de ano, com o queijo, viajando mais o padre, viajando mais o caboclo, comendo o queijo todo,subindo pro céu... ) Legal !!! Quase lá. SONHARA JÀ DENTRO DO CÉU À ESPERA DO PADRE QUE SUBIA.



# O caboclo sorriu e falou :

----- Eu sonhei que via seu PADRE subindo a escada e Seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava: “Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo”. Então vosmincês respondiam de longe do céu : não queremos queijo.



# ”. O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, me levantei, enquanto vosmincês dormiam e ... ( fugi, fui rezar, fui cantar, roubei o queijo, comi o queijo ) Muito bem. COMI O QUEIJO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário