quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OFICINA DE LEITURA: UMA FORMA LÙDICA DE TRABALHAR COM VÁRIAS LEITURAS

OFICINA DE LEITURA




Confecção dos crachás Objetivo:

Descontração do grupo e um autoconhecimento e reflexão sobre os desejos, preferências, etc. Nessa atividade foi feita a elaboração de um crachá que não tivesse só o nome da aluna, mas alguma figura, imagem ou palavra que a representasse.



Filme: “Sempre amigos ‘’ Objetivo:

Trazer uma reflexão sobre o respeito às diferenças, as aptidões que cada um possui. O filme ainda aponta para a importância da cooperação ,

Biografia

Objetivo: uma volta ao passado, trazendo a história de vida que cada aluna possui. E o relato, através de uma autobiografia, da história de vida de cada uma.



Teatro

Objetivo: o improviso, a encenação, dramatização de um personagem, a partir da leitura de um conto.



Cápsula do tempo

Objetivo: despertar para importância dos textos jornalísticos e sua função informativa, e para o hábito dessa leitura, que atualiza sobre fatos atuais e reais. Foi construída uma Cápsula do Tempo, contendo reportagens de jornais, revistas sobre temas que marcaram o século.

Filme: O Auto da Compadecida

Objetivo: retratar a vida do sertanejo, seus costumes, tradições, etc. Tentando apreender a leitura e a intenção do autor ao escrever aquela história.




Texto narrativo

Objetivo: trabalhar a imaginação, a criatividade, através da suposição, condição. Criação de um texto narrativo, iniciando com a seguinte frase: “SE EU FOSSE...”.



Contação de histórias

Objetivo: a prática da contação de uma história, partindo da familiarização com o enredo, personagens, e da possibilidade de inventar fatos tornando a história ainda mais interessante. Trabalhando com a criatividade e imaginação.

Música: Asa Branca

Objetivo: discussão sobre a projeção que Luís Gonzaga fez para o Brasil do sertanejo. Foi feita uma leitura da música, buscando perceber o significado e sentido de cada frase. Após a leitura, cada aluna recebeu uma estrofe da música, e teria que desenhar o significado daquela estrofe para ela.

Os contos de fadas

Objetivo: a criação de uma história a partir da união de dois personagens, criados por duas alunas, trabalhando o improviso, a imaginação e a criatividade.

Filme: Eu Tu Eles

Objetivo: fazer uma leitura e discussão sobre a vida do povo sertanejo, sua luta, seu trabalho, sua alegria.

Que país é esse? Quantas caras têm esse Brasil?

Objetivo: incentivar a participação e o posicionamento diante do tema, estimulando a capacidade crítica. Através de desenhos e frases que apontem quantas caras tem esse Brasil.

Escrever uma história



Objetivo: trabalhar a criatividade, imaginação e improviso através da continuação da história do outro. As histórias ao serem escritas vão sendo trocadas para que o outro dê continuidade.



Gincana

Objetivo: trabalhar com a classificação das palavras, com a categorização. As alunas vão categorizar diversas palavras, e depois terão que escrever três frases utilizando quatro categorias. O grupo que escrever as três frases no quadro primeiro é o vencedor da gincana.

Dicionário Nordestinês



Objetivo: reconhecimento da importância da fala nordestina, decorrente de uma variação geográfica e cultural. Construção de um texto com palavras tipicamente nordestinas.

Direitos Humanos

Objetivo: aprimoramento do conhecimento sobre os direitos humanos. Despertando para o desenvolvimento da capacidade crítica, e da autonomia. A sala foi dividida em grupos para debater e discutir sobre o tema. Ao final cada grupo apresenta os artigos da Declaração Universal.

Trabalhando com o sentimento do outro

Objetivo: sensibilizar quanto o reconhecimento da importância do sentimento do outro, nas suas ações. Cada aluna escreve um sentimento que é importante para si, mas tem que produzir um texto sobre o sentimento de uma outra aluna, através de um sorteio.

Aprendendo ler com prazer de Valesca Nascimento Victor e Ivane pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário