segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PORQUE SOU PROFESSOR ???




Sou PROFESSOR porque...amo a vida, amo as pessoas, amo servir e trocar confeitos de sonhos e esperanças.
Sou PROFESSOR porque creio na fé, no conhecimento, e no saber que provoca mudanças essenciais para todos.
Sou PROFESSOR porque... o amor também move moinhos além de remover montanhas,e é pra frente que se anda,é para cima e para dentro que se evolui espiritualmente.
Sou PROFESSOR porque... acredito na distribuição do pão e da água, além da vontade de viver intensamente tecendo somas de vivências e iluminuras.
Sou PROFESSOR porque ... confio na beleza da produção de conhecimentos e da pesquisa em parceria dinãmica salutar.
Sou PROFESSOR porque... a alma da ciência é a perseverança e o dinamismo da dedicação uma missão como soma pelo viés plural-comunitário.
Sou PROFESSOR porque... a palavra luz, o livro é estandarte e a troca e a troca da bagagens  ( Ave Paulo Freire ) um elo de exortação à vida infinita que é uma eterna busca.
Sou PROFESSOR porque... sempre me encontro comigo mesmo, a cada aula, a cada situação-problema, e quando estou em sala de aula eu me sinto dentro do meu próprio coração.
Sou PROFESSOR porque... lecionar é uma lavra de humanismo de resultados, arados e há estrelas no mesmo canteiro sideral da espécie que é energia, calor e luz.
Sou PROFESSOR porque... dar aulas é oferecer a mão estendida , o ombro amigo, o afeto que se encerra num abraço terno .
Sou PROFESSOR porque... a docência é missão,é dádiva,é semeadura de tantas estradas que vão dar muito além desse planeta geóide.
Sou PROFESSOR porque... de uma maravilhosa mestra me fiz poeta precoce, de uma educadora meiga me fiz Crusoé,de uma pedagoga diferenciada me fiz baladeiro a oxigenar seixos íntimos , sonhando  - nos estudos, nas aulas – um lugar ao sol e o pote de ouro atrás do arco-íris.
Sou PROFESSOR porque... faço parte da orquestra dos sensíveis, e me dou, livro aberto, para a biblioteca universal  dos dias que são páginas de rostos de seres puros buscando apreedências e letramentos.
Sou PROFESSOR  porque... ensinar é levar o aluno enquanto ser e enquanto humanus, para uma viagem ao reino encantado da palavra , do saber e do conhecimento científico.
E, por fim, sou PROFESSOR porque assim sou feliz, semeio sentindo de grandes buscas , com parcerias e vivências e inclusões , e sei que, com certeza,há muito mais luz  no processo do ensino aprendizagem do que no átomo. E sei também que o o  aluno é uma árvore que tem que ser bem cuidada , bem regada, bem preparada, solidificada com carinho, bem adubada até, para, serenamente crescer  e dar flores e frutos . E assim sei da responsabilidade que, com meu trabalho , tenho com a sociedade, com a vida,com o mundo, por isso mesmo espero ser um dia um belo fruto na seara desses alunos  que amo tanto.

Autor : Silas Correia Leite

Um comentário:

  1. Ser professor/a é das profissões mais nobres
    que há. Respeito/as muito. É aí que começa
    a formação das crianças.
    Um grande beijinho para si.
    Irene

    ResponderExcluir