domingo, 13 de janeiro de 2013

O SAPO E O BOI

 “O Sapo e o Boi” – Fábulas de Esopo – tradução: Heloísa Jahn, São Paulo: Ed. Companhia das letrinhas, 1994.
.
Há muito, muito tempo existiu um Boi imponente. Um sapo mal vestido, pequeno e insignificante ficou maravilhado quando viu o Boi, com muita inveja, o sapo chamou seus amigos e perguntou?:
- Estão vendo aquele Boi, quero ser igual a ele.
O Sapo começou a estufar,  e perguntou:
- Estou grande como ele?
- Não. Falta muito, responderam os amigos.
-E Agora?
É melhor você parar!- pode te fazer mal!
Mais a inveja era tanta que começou a se estufar, estufar, estufar, até explodir!

Moral da História: Seja você mesmo!

 Análise do texto
“O Sapo e o Boi” – Fábulas de Esopo – tradução: Heloísa Jahn, São Paulo: Ed. Companhia das letrinhas, 1994.
- Relendo o texto
1) O sapo e o boi é uma narrativa, pois apresenta uma história, situada num tempo e espaço, personagens e narrador. O texto apresenta narrador em 3ª pessoa. Ele não é personagem. O tempo e o espaço são indefinidos. Identifique a história e as personagens.

Essa questão não exige do aluno uma compreensão, nem interpretação, e muito menos, uma retenção do que foi lido, o aluno apenas precisa exercitar seu conhecimento de produção textual, pois o texto foi usado, nesta questão, como pretexto para verificação de gênero literário.

2) O que despertou o sentimento de inveja no sapo e por quê?
Já essa questão propõe ao aluno uma compreensão do que leu, podendo a resposta ser tirada do próprio texto. Como já vimos, essa é a segunda etapa de leitura pela qual o aluno deve passar.
3) Você acha que o sapo se tornaria igual ao boi, se ele ficasse grande? Por quê?
Essa questão já exige do aluno um pouco mais de atenção, é uma questão de interpretação (o que está implícito no texto), terceira etapa de leitura.
4) Apesar das advertências dos amigos, o sapo continuou a se estufar. Diante dessa atitude, como podemos caracterizá-lo?
Apesar dessa questão parecer do tipo retenção, ela, na verdade é uma interpretação, pois a resposta será baseada na última linha do texto que é a moral da história.
5) Que mensagens nos passa a moral do texto? “Seja sempre você mesmo.”
Essa também é uma questão de interpretação, apesar de também parecer com uma questão de retenção. A mensagem que a moral do texto passa é baseada na interpretação da própria moral. Essa questão permite respostas pessoais, porém dentro do sentido que o texto deixou, caso contrário será considerada incorreta, ou pelo professor, ou pelo autor do texto.
- Conversando sobre o texto
1) Que tipo de pessoas o boi e o sapo representam nessa fábula? O que você pensa sobre elas?
Pessoalmente não diria que esta questão é totalmente de retenção, eu diria que é uma questão de transição entre a interpretação do sentido proposto e a retenção numa opinião pessoal do aluno.
2) Na sua opinião, para que o sapo se tornasse elegante, era necessário que se transformasse em boi? Por quê?
Essa questão, como a anterior, ainda não está na etapa de retenção, pois o aluno ainda tem que interpretar uma possibilidade de acontecimento no texto, o aluno não está trazendo o sentido do texto para seu cotidiano, mesmo que a questão seja de opinião.
- Extrapolando o texto
1) O que você pensa sobre as pessoas que vivem insatisfeitas consigo mesmas? O que lhes diria?
Após bastante compreensão e Interpretação, aparece uma questão de retenção, na qual o aluno poderá colocar suas idéias a respeito de um assunto que, embora esteja relacionada com o assunto do texto, a opinião do aluno é sobre o cotidiano comum das pessoas.
2) Você está feliz com sua aparência e seu jeito de ser? Esclareça sua resposta.
3) Se você pudesse ser outra pessoa, quem você gostaria de ser? Por quê?
São ambas questões de retenção, e agora de opiniões bem pessoais
- Interagindo com o texto
Essa atividade não está relacionada com as habilidades e etapas de leitura, suas questões são de prática de gramática e figuras de linguagens.
Esse texto que acabamos de analisar, possui atividades que estão dentro da ordem das etapas de leitura. Apesar de termos analisado as atividades de apenas um texto do livro, o fato da distribuição das atividades dos textos serem padronizadas, podemos tirar hipóteses de que o livro didático está de acordo com as etapas de leitura, possibilitando ao aluno uma possível habilidade de leitura sem muitas dificuldades ao resolver as questões propostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário