quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


COMO LIDAR COM ALUNOS COM DIFICULDADES ?

1 = O ALUNO NÂO SABE LER, NÂO IDENTIFICA PALAVRAS. /  O QUE FAZER ?
R = Nesse caso o aluno precisa ser alfabetizado, pois de outra forma terá muita dificuldade em acompanhar as demais atividades  do programa de ensino.
QUE ATIVIDADES TRABALHAR, NESSE CASO ?
- Associar palavras e objetos,
- Memorizar palavras globalmente ,
-Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final,
- Distinguir letras e números,
-Reconhecer as letras do alfabeto  (cursiva e bastão ),
_ Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas,
-  Relacionar discurso oral e texto escrito,
- Distingui imagem de escrita,
- Observar a orientação espacial dos textos,
- Produzir textos pré-silábicos,
- Ouvir e compreender histórias,
- Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido,
- Atividades com LISTAS  ( de frutas, verduras, materiais, a turminha deles, dentre outras listas )  em dias alternados,
-  Músicas  ( variadas ).
- Contação de histórias.
 - Jogos
2  - O ALUNO IDENTIFICA PALAVRAS DECODIFICA , SÍLABAS OU GAGUEJA . / O QUE FAZER ?
R = Listar as palavras do texto . Ajudar o aluno a ler e reler as palavras várias vezes, até que seja capaz de identifica-las automaticamente no texto.
QUE ATIVIDADES TRABALHAR, NESSE CASO  ?
- Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial,
- Comparar palavras memorizadas  globalmente com a hipótese silábica,
- Contar o número de letras das palavras,
- Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas,
- Reconhecer o som aberto das letras pela análise da primeira sílaba das palavras,
-  Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras cursiva : maiúscula,
- Identificar palavras em textos de conteúdo  conhecido ( qualquer tipo de palavra ),
- Produzir textos silabicamente ,
- Ouvir e compreender histórias,
- Completar palavras com as letras que faltam ( observando que o número de letras presentes exceda o número da palavra ),
- Ditado para Escriba
- Atividades com Rótulos,
- Histórias Infantis –
- Jogos,
- Contação de Histórias,
_ Música.
3 = O ALUNO  IDENTIFICA PALAVRAS AUTOMATICAMENTE , MAS NÂO LÊ COM FLUÊNCIA. ? O QUE FAZER ?
R = Separar a frase do texto. Ajudar o aluno  a ler uma frase de cada vez, repetindo para adquirir maior fluência.
QUE ATIVIDADES TRABALHAR, NESSE CASO  ?
- Compor palavras com sílabas,
- Decompor palavras em suas sílabas ,
- Produzir textos alfabeticamente,
- Ler textos de seu nível,
- Completar palavras com as sílaba  que faltam,
- Observar a segmentação entre as palavras no texto;
- Observar os sinais de pontuação,
- Ouvir e compreender histórias de gêneros variados,
- Completar textos com palavras,
- Construir frases com palavras dadas,
-  Leitura por Hipóteses/adivinhação.
- Conto
- Músicas
- jogos.;

Nenhum comentário:

Postar um comentário