segunda-feira, 13 de maio de 2013

ATIVIDADES DE LEITURA




AS ATIVIDADES DE LEITURA PROPOSTAS

1. PRIMEIRO LIVRO: Ana, Guto e o Gato Dançarino

O livro Ana, Guto e o Gato Dançarino, de Stephen Michael King, faz parte do
Acervo Básico FNLIJ – 2004.
 A obra narra a história de uma menina chamada Ana, que tem talento e muita criatividade para transformar objetos comuns em peças originais e diferentes, mas lhe falta coragem para mostrar ao mundo seu dom e expor tudo o que sabe fazer.
De acordo com o enredo Ana podia pegar qualquer coisa e transformá-la em algo diferente, mas os habitantes de sua cidade só queriam saber do que era comum e conhecido, como: sapatos marrons, pretos ou simples botinas de trabalho; por isso, a rotina da garota era sempre a mesma. Seus dias eram todos iguais, até que um dia chega à cidade em que ela morava dois menestréis, vindos de longe, o que gera um
a grande mudança na vida da personagem. Guto e o Gato Dançarino precisavam de
novos sapatos, mas não tinham como pagar por eles, de modo que ofereceram a Ana aulas de dança como pagamento. Ana aceitou e ficou tão agradecida pelas aulas e por
seus novos amigos, que achou pouco retribuir somente com simples botinas. A personagem toma coragem e faz tudo aquilo que sabia inventar e, assim, presenteia seus amigos, mudando a vida de todos.

.1 ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA A OBRA:

Antes da Leitura

Objetivos:

As informações sobre a obra e autor foram retiradas do site
http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=209#
.Acesso em: 14 set. 2007.


Proporcionar aos alunos a reflexão visando a estimular a estratégia da antecipação, por
parte dos mesmos;

Verificar com as crianças se suas antecipações estarão corretas e se estas conseguirão
utilizar seus conhecimentos prévios para antecipar o enredo da obra.

Atividades propostas:

1º Dia:
A primeira atividade proposta para essa obra é a Caixa Literária. Nessa
atividade, o professor deve colocar em uma caixa, decorada com ilustrações do texto, alguns objetos que aparecem durante a história. No caso deste livro específico, colocamos uma botina, um gato de pelúcia, uma sapatilha, objetos recicláveis e um instrumento musical. Antes de realizar a leitura da obra para os alunos, o educador deve
retirar os objetos da caixa e questionar as crianças sobre o que será que irá acontecer e o que aqueles objetos têm a ver com o enredo. Algumas questões – exemplos

- Qual é o objeto?
- Será que ele tem haver com a história?
- O que vocês acham que tem a ver?

Durante a atividade, o professor escreve as respostas dadas pelas crianças na
lousa.

Em seguida, o professor deve mostrar a capa do livro aos estudantes e anotar
com cores diferentes o que eles acham que irá acontecer, após conhecer a capa.

Durante a leitura

Objetivos:

Fazer antecipações por meio de questões colocadas pelo professor, no decorrer do
enredo, possibilitando a discussão com o colega sobre o que acontecerá na história.

Todas as questões coladas nessas atividades são sugestões, ficando, a critério do professor, elaborar outras questões, se sentir necessidade.


Comparar a mudança de atitudes de Ana no decorrer da históriae experimentar a
estratégia de verificação.

Identificar os sentimentos da personagem e utilizar a inferência e a verificação para
confirmar o que escreveram.

Atividades:

O docente faz a leitura oral da história. Em seguida, o educador realiza a
apresentação do livro e solicita aos educandos que façam a leitura da obra em duplas.

 No interior do livro recebido pelos discentes, devem constar algumas questões geradoras de discussão, para que as crianças usemsuas estratégias de leitura.

2º Dia: Retomada da história

Após a realização da leitura por parte das crianças, o professor entrega a atividade, denominada por nós, Quadro da Personagem

. Esse quadro tem por objetivo comparar a personagem Ana. Nesse quadro, as crianças devem descrever como era a personagem Ana, antes e depois da chegada
de Guto e do Gato Dançarino. Os alunos devem descrever as qualidades
físicas e psicológicas de Ana. Algumas questões servem de exemplo para iniciar a discussão:

- Como Ana era, antes de conhecer o Guto e o Gato?
- Por que vocês acham que ela mudou?
- Qual sentimento unia Ana, Guto e Gato?
- Vocês têm amigos? Como são os seus amigos?
- A amizade é importante para você?
Para encerrar, o professor deve propor o
Quadro de Sentimentos
. Nesse quadro, as crianças confeccionam um gráfico contendo
os sentimentos de Ana e devem anotar um trecho da história que confirme o que escreveram.

Os estudantes devem realizar a partilha desse quadro com os colegas.

Depois da leitura

Objetivos:

Apropriar-se da história devida da personagem Ana, pa
ra estimular e relacionar os seus conhecimentos com o mundo real, instigando a criatividade das crianças a fim de que se sintam autoras de seus próprios trabalhos

(Momento de Avaliação).

Relacionar o texto com suas experiênciaspessoais e inferi-las com a narrativa
proposta.

Atividades:
Realizar a Discussão das Invenções de Ana.

. Em seguida, fazer uma discussão sobre as invenções de Ana encontradas no livro. È função do educador chamar a atenção dos alunos para a utilidade e a beleza dos inventos.

Na sequência solicitar que cada dupla discuta e depois escreva no Diário de Leitura a descrição de uma invenção para presentear Guto e Gato Dançarino.

Para encerrar, os estudantes devem confeccionam as invenções que criaram anteriormente e fazem uma exposição, no Mural de Invenções

. Nesse local, as crianças compartilham oralmente as invenções que sugeriram.
Livro selecionado para relacionar com a primeira obra:

A Margarida Friorenta, Fernanda Lopes de Almeida, Editora Ática.

Um comentário:

  1. Adorei esta ideia. Já havia trabalhado com um saco de objetos surpresas para a produção de texto, mas para a leitura e o levantamento de dados não... Amei...

    ResponderExcluir