segunda-feira, 13 de maio de 2013

ATIVIDADES DE LEITURA



O apanhador de sonhos

O livro O Apanhador de Sonhos de Harrison Troon, conta a história de um garoto chamado Zacarias, que sonhava em ganhar um cachorro peludo com olhos da cor de chocolate. O menino desejava tanto que vivia sonhando com o tal cão, até que, numa noite... Zacarias acorda e vê duas zebras e o cachorro, com que sempre sonhou, tomando água no seu jardim. Então, ele percebe que aquele sábado seria inesquecível. Foi nesse dia também que ele encontrou
O Apanhador de Sonhos
. Daí... Daí rola a história! E história é como sonho. Às vezes, fica dentro da gente. Às vezes, cisma de virar realidade.
.
 .1 ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA A OBRA:

Antes da Leitura
Objetivos:

Analisar as ilustrações apresentadas aos alunos e aplicar a estratégia de leitura de
antecipação;

Ponderar com os alunos sobre suas antecipações e observar se eles conseguem utilizar
seus conhecimentos prévios para antecipar o enredo da obra.

As informações sobre a obra e autor foram retiradas do site
http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=209#

Atividades:

O professor coloca uma faixa sobre o título do livro, para escondê-lo, e pede
aos alunos que façam a Leitura da Capa, por meio das ilustrações, e realizem as antecipações sobre o enredo da história. O educador faz as anotações das respostas das crianças, na lousa.

Durante a fala das crianças sobre o que elas achavam que aconteceria na
história, o educador foi anotando no papel o que elas diziam sobre o enredo do livro.

Em seguida, o professor utiliza cópias coloridas de algumas ilustrações da obra
coladas em palitos de churrasco.
 O professor faz a apresentação das imagens, colocando-as em uma base de isopor e solicita aos alunos que eles digam o que irá acontecer na história.

Posteriormente, o professor apresenta o livro para as crianças e diz que as
ilustrações pertencem à obra O Apanhador de Sonhos, de Harrison Troon.

Depois de apresentar a capa do livro, o professor pode questionar as crianças se
elas trocariam alguma coisa que haviam dito e o porquê.

Durante a leitura

Objetivos:

Realizar antecipações através das questões encontradas no interior da obra, possibilitando a discussão com o colega sobre o que vai acontecer na história.

Enumerar os sonhos que aparecem no enredo, visando a relacionar esses dados do
texto.

Distinguir os elementos da estrutura narrativa, mais especificamente os problemas apresentados na obra.

Relacionar e comparar os problemas que aparecem na narrativa com os problemas que
surgem no dia a dia dos alunos.

Atividades:

O docente faz a apresentação do livro e solicita aos estudantes que façam a
leitura da obra em duplas.

Sugestões de questões sobre a obra:

- O que aconteceu no começo da história?
- Qual era o maior sonho de Zacarias?
- Quem era o homem do caminhão?
Qual era a sua profissão?
- Por que você acha que os sonhos se tornam reais com o amanhecer? Com a
luz do sol?
- Quais sentimentos Zacarias tinha, em seu íntimo?
- Quais eram as características de Zacarias?

Em seguida, o professor realiza a leitura da história completa para os alunos.

Ao fazer uma segunda leitura, o educador coloca as ilustrações das personagens que aparecem em forma de sonho dentro de uma caixa e solicita aos alunos que recuperem, de acordo com a ordem em que apareceram na história (cachorro, zebras, araras).

Em seguida, cada dupla ganha uma tabela de Resolução dos problemas,
contendo espaços para completar os problemas que surgiram no texto, ao longo do enredo, e quais as resoluções dadas pelas personagens (o menino e o Apanhador de Sonhos) para solucioná-los.

Depois, o professor solicita às criançasque escrevam em seu Diário de Leitura
se elas têm algum problema, naquele momento, e como fariam para resolvê-lo (se as crianças não tiverem nenhum problema, o professor poderá propor um problema que aparece durante o enredo da história)

A Proposta de escritadessa atividade é a escrita de um bilhete para o a
personagem Apanhador de sonhos, pedindo a realização do sonho da criança.

Sugestões de questões sobre a obra:

- Quais são os seus sonhos?
- Qual será o sonho que seus pais têm?
- O que devemos fazer para realizar um grande sonho?
- É fácil realizar esse sonho?
- Na vida real, como podemos realizar os nossos sonhos?

Depois da leitura

Atividades:

A primeira atividade foi denominada por nós Inventando um problema.O
professor pede que cada criança retire de uma revista uma imagem e solicita a elas que
escrevam um problema/conflito que estejam vivenciando, cuja questão e resposta estejam relacionadas com a figura escolhida.

Em seguida, o docente solicita aos estudantes que escrevam no seu Diário de Leitura o seu maior sonho. A partir dessa atividade, as crianças montam a Árvore dos Sonhos
.
O professor monta uma árvore de papel ou isopor, em que as crianças escrevam nos frutos os sonhos delas.

Sugestões de questões sobre a obra:

- Você tem problemas? Quais?
- Como resolvemos os nossos problemas?
- Deixar para depois é uma boa estratégia para solucionar o seu problema?

Livro selecionado para relacionar com a primeira obra:

Alvinho, o Edifício City of Taubaté e o Cachorro Wenceslau
- Ruth Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário