segunda-feira, 13 de maio de 2013

ATIVIDADES DE LEITURA



O catador de pensamentos

A obra O Catador de Pensamentos, de Monika Feth, pertence ao Acervo
Básico FNLIJ – 1996.
 A história é de um velhinho chamado Sr. Rabuja, que todas as manhãs percorre as ruas da sua cidade recolhendo todo o tipo de pensamentos, porque ele é um catador depensamentos. Pensamentos bonitos, feios. Pensamentos barulhentos, silenciosos.
Pensamentos inteligentes e bobos. Pensamentos compridos e curtos. O Sr. Rabuja planta os pensamentos, quese transformam em flores e depois saem voando, colorindo o céu. Ele faz isso, para que os pensamentos se renovem e, assim, nunca deixem de existir.
Todas as cidades têm catadores de pensamentos, só que quase ninguém sabe, porque eles trabalham o mais discretamente possível. Se não existissem catadores de
pensamentos, os pensamentos ficariam todo o tempo se repetindo e, provavelmente, um dia deixariam de existir..
.
 1 ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA A OBRA:

Antes da Leitura

Objetivos

Agir e refletir sobre a ilustração e a personagem do livro visando a estimular a
estratégia da inferência por parte destes.

Pretende-se estimular a curiosidade das crianças em relação ao livro e verificar se a
partir das novas informações, elas conseguem perceber qual a ideologia do texto.

Avaliar se os alunos possuem conceitos estereotipados sobre a personagem, para que
possamos discutir e tentar quebrar esses estereótipos.

As informações sobre a obra e autor foram retiradas do sitehttp://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=209#


Propiciar a discussão sobre os conceitos de autor e ilustrador, com o intuito de que as crianças possam pensar acerca da sua importância, no âmbito da obra literária.

Atividades:

Colocar um cartaz com a ilustração da capa ampliada, sem o título e com o
nome da personagem (Sr. Rabuja).

 Questionar as crianças sobre o que elas acham que é o enredo do livro e deixar que elas falem sobre suas impressões em relação à personagem principal.

 O docente deve estimular a relação do nome com a aparência do Sr. Rabuja e estabelecer relação com o nome da personagem.

 Denominamos essa atividade de Cartaz Enigmático
.
Em seguida, o professor deve colar o título do livro no cartaz, para realizar a Exploração do Título e verificar com as crianças se as hipóteses levantadas por elas estão corretas.

Sugestões de questões para explorar o título:

- E agora, sobre o que acham que fala a história?
- O que será que significa a expressão “catador de pensamentos”?

Depois, o educador pode realizar a Exploração do autor e do ilustrador
da obra, por meio do levantamento de algumas perguntas aos alunos sobre
a atividade de cada uma dessas pessoas:

- O que faz um autor?
- Quais autores conhecem?
- O que faz um ilustrador?
Após a discussão, o professor cola a fotografia impressa do autor e do ilustrador do livro, para que as crianças observem.

Durante a leitura

Objetivos


Relacionar as informações textuais localizadas no texto com os conhecimentos prévios
dos alunos.

Identificar os elementos da matéria narrativa na história, enfatizando o narrador, as
personagens e o espaço.

Apreciar as ilustrações e o enredo da história, objetivando despertar o interesse das
crianças pela história.

Atividades propostas:

Para fazer a leitura da história, o educador pode entregar um exemplar da obra, para que cada estudante e solicitar que os mesmos realizem a leitura silenciosa e individualmente.

Após a leitura silenciosa, realizar a Leitura compartilhada

. Pedir aos alunos que se sentem em grupos de 3 (trios), para realizar a discussão e partilha das impressões e opiniões sobre a obra.

Em seguida, o professor faz a leitura com pequenas paradas em alguns momentos selecionados previamente, para formular questões que gerarão a discussão sobre a
obra e seus elementos. Em seguida, o educador entrega para cada grupo alguns adesivos ou papéis coloridos, a fim de que estes possam anotar e colar as respostas das questões feitas .

Logo após, o professor pode entregar o quadro Quadro Literário, contendo os fatores estruturantes da narrativa (espaço, personagens, o narrador, tempo, problema e o
desfecho). As colunas devem ser preenchidas com as partes do texto, a partir da informação textual.

 Com esse mapa, pretende-se estudar e discutir o que é necessário para se narrar uma
história.

A atividade a seguir é a Descrição do Espaço/Tempo, em que o docente apresenta um quadro contendo a figura da personagem e duas colunas, as quais os educandos devem preencher com os dados elencados na obra, sobre as mudanças de tempo e o espaço que ocorrem durante o enredo dessa história.

Depois da leitura

Aprofundar o conhecimento dos alunos em relação às qualidades e características
individuais de cada um, por meio da obra literária, comparando-as com as pessoas da
sala de aula.

Estabelecer uma relação com a narrativa proposta a partir das situações narradas no
texto e comparar com suas experiências pessoais.

Reconhecer e descrever seus pensamentos, por meio da história lida, e partilhar com
os colegas os sentimentos e impressões sobre a história.

Após a leitura do trecho sobre as características dos pensamentos pelos alunos,
o professor pode realizar o sorteio de algumas letras do alfabeto, para que os discentes em
trios possam definir as qualidades de alguns pensamentos com a referida letra, utilizando para isso o Dicionário. Denominamos essa atividade como Dicionário de Pensamentos,e as escolhas das qualidades dos pensamentos podem ser partilhadas com a turma, em um grande grupo.

A seguir, pode ser realizada a atividade do Cesto de Pensamentos. Nessa
atividade, o docente solicita que cada criança escreva em um pedaço de papel um pensamento que tenha sobre a família, os amigos ou a escola.

 Em seguida, peça a ela que coloque o seu pensamentos num cesto de vime, como fazia o Sr. Rabuja.

 Para que as crianças fiquem mais seguras, peça que elas rascunhem, no Diário de Leitura, primeiramente..

Depois as crianças confeccionam flores com papéis coloridos. Em seguida, elas devem escrever no miolo das flores os pensamentos e fazer um Canteiro de pensamentos,
contendo os pensamentos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário