quinta-feira, 4 de julho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CHARGES


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Título: Charges: manifestações de voz para ter vez no Brasil.

Anos : 1º ao 3° do ensino Médio

Aulas: um mês

Autora: Ivanete Nunes de Oliveira

Email:

Escola: Estadual Deputado José Medeiros

Cidade : Paulo Jacinto Al

Regional: 4ª CRE

Esta SEQUÊNCIA DIDÁTICA tem por objetivo introduzir os alunos no gênero CHARGE a partir de vários momentos de leitura dirigida e contextualizar  fazendo uma crítica político-social com o tema “ Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” do concurso Parlamentar Jovem Brasileiro.

Direitos de Aprendizagem :

Inferir uma informação Implícita em um texto ( D04 )

Identificar o tema de um texto                             (D06 )

Interpretar texto com auxílio de material gráfico ( propaganda, QH, Fotos, Charges , dentre outros.                                        (D05 )

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros ( D12 )

Identificar efeitos de Ironia ou Humor em textos variados  (DD16 )

Atividade Moivadoras/Problematização

Descrição das charges levadas para a sala de aula;

Quem é o autor ?

Onde foi publicada ?

Qual é o assunto da charge

Qual é a crítica apresentada ?

Em que está baseada a Ironia ?

Conteúdos :

Estrutura textual do gênero CHARGE;

Função da Charge;

Linguagem Conotativa;

Figuras de Linguagem ( em especial a Ironia);

Análise de Imagens;

Contextos Político ( em destaque os de 2013)

Desenvolvimento:

Identificação da estrutura do gênero Charge;

Aguçamento do senso crítico;

Expressões de opiniões próprias por meio da Dissertação “ Buscar voz e vez “contextualizando o referido tema da Redação do Concurso Jovem Senador;

Desafiá-los a falar sobre os temas polêmicos da atualidade e que levam a estas CHARGES : Saúde Pública, Política,Educação e Desigualdades Sociais.

Etapas :

Etapa 1 : Esposição de exemplos de Charges e percepção da reação dos alunos; observação se os alunos já possuem algum conhecimento prévio sobre esse gênero; identificação das características deste gênero( onde é veiculada, intenção do autor ao produzi´-la; qual a crítica ou ironia apresentada ?)

Etapa 2: Chamar a atenção para as imagens que estão sendo exibidas sobre o contexto de manifestações populares atualmente no Brasil; Fazer a Inferência de qual crítica político-social está sendo exibida e para quem.

Etapa 3 : Apresentação do Concurso Parlamento Jovem Brasileiro com o tema “ Buscar voz para ter vez:cidadania, democracia e participação”;

Etapa 4 : Será o intercãmbio das produções dos alunos com a finalidade das correções gramaticais, observação e dos argumentos e contra-argumentos apresentados, melhorando-os no que for possível, sem desconectar a idéia do aluno (a).

Recursos :

Recortes de jornal e revista;

Material impresso (charges);

Data show;

Caderno, lápis borracha.

Atividade:

Produção da Redação para a participação do referido concurso.

Avalição:

Acontecerá durante o processo e através da produção da Redação que é o ponto culminante deste trabalho.

Referência:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 214.

FONSECA, Joaquim da.Caricatura:A imagem gráfica do humor .Porto Alegre.Artes e ofícios: 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário