sexta-feira, 29 de agosto de 2014

GINCANA LITERÁRIA


 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1        Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA LITERÁRIA  e  foi elaborado especialmente pelos professores de LÍNGUA PORTUGUESA para a escola.............................................. . A Gincana que tem por tema “  PELO PRAZER DA LEITURA “, será executada  no período de........................ de ............. nos  turnos diurno e noturno  desta Escola.

1.2           A importância da LEITURA LITERÁRIA:

Para que os mundos Literários ganhem vida, precisamos habitá-los. Em outras palavras, temos que  aceitar o convite e adentrar sem medo nos bosques criados pela ficção, pela Literatura. Como saber, porém, que caminhos trilhar em mundo desconhecido ? O próprio texto Literário nos oferecerá os sinais e as pistas que, interpretados, indicarão o caminho Toda obra literária,  texto, romance estabelece um pacto de credibilidade com seus possíveis leitores: caso eles aceitem as condições que regem o mundo ficcional ali apresentado, esse mundo fará sentido.
Diante do desafio de ler uma história,  um livro, um romance, uma poema que embora verdadeiros, pareçam absurdos , a curiosidade do leitor é aguçada, estimulada. O pacto entre leitor e texto é produzido para que a LITERATURA tenha liberdade ficcional. Embora se saiba que os acontecimentos narrados não são reais, admite-se que, se o mundo tivesse aquelas características apresentadas no texto, este poderia ser real: A LITERATURA diverte, nos ajuda a construir nossa identidade, nos ensina a viver, denuncia a realidade, é plurissignificação, é estética e prazer.

2. ORGANIZAÇÃO
2.1 O Evento será composto em sua totalidade por Professor de Língua Portuguesa  Direção, Coordenação e Líderes de turma), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores), Equipe de apoio (funcionários da secretaria), e as Equipes participantes.
 2.2   É de responsabilidade dos Professores de Língua Portuguesa, da Coordenação, Escola e Líderes das Turmas a divulgação deste regulamento junto a Comissão Organizadora Escolar e desta a equipe de apoio, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo as equipes participantes.
 2.3 É de responsabilidade dos  Professores de Língua Portuguesa e Lideres das equipes a ampla divulgação das tarefas, junto aos integrantes das equipes.
 2.4 É de responsabilidade da escola em conjunto com os Professores de Língua Portuguesa  envolver os alunos, professores e funcionários dos turnos diurno e noturno, da escola, sendo cada equipe formada por turmas dos respectivos turnos.
 2.5 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.   

 3. DA PARTICIPAÇÃO
 3.1 As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
 3.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana Literária ( visto que será um Instrumento Avaliativo do Semestre).
3.3 Cada equipe será identificada através de um AUTOR, CLÁSSICO ou POEMA a ser trabalhado antes os respectivos Estilos Literários, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes e trabalhos realizados mediante a cor da equipe.
 3.4 A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela confecção de nenhum tipo de identificação das equipes

  4. DOS OBJETIVOS DA GINCANA:
 A Gincana Literária  procura atender aos seguintes objetivos:

4.1  OBJETIVO GERAL:
Fomentar o interesse pela Leitura Literária  e a participação de alunos, professores,       enfocando a importância da  proficiência  para o bom desenvolvimento durante toda sua vida.     

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Refletir sobre as funções da leitura;
 • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão através da leitura literária ;
 • Desenvolver aspectos culturais, políticos, lúdicos, sociais e comunitários.
 • Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte a partir da leitura  como: música, danças, poesia, paródias, poemas, teatro, desenhos e escritas,  unindo o lúdico ao pedagógico  promovendo a aprendizagem e o prazer de ler.  
 • Exercitar o espírito de liderança , motivação e criatividade.

5. DAS DIMENSÕES DA GINCANA:
 A Gincana Literária abrangerá  três dimensões:

5.1 Reflexão sobre as várias funções da leitura;
5.2 Aprender  o prazer por uma leitura deleite;.
5.3  Ter espírito de participação e criatividade.

6. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

A gincana terá início no dia ............. .de..................   e sua culminância será na Noite da Poesia ....................    Escola Estadual Deputado José Medeiros

 7. DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS:
 7.1 O acompanhamento das tarefas, bem como a avaliação da execução delas e a atribuição dos pontos, estará sob a responsabilidade da Comissão Julgadora a ser formada pela escola e atribuída como um dos Instrumentos Avaliativos do  2º semestre.

8. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES:
 8.1 As Equipes terão seus pontos de acordo com o envolvimento de cada aluno tendo como maior valor ...................   Aquelas equipes que somarem o maior número de pontos totalizados dos alunos, por turma, terá sua colocação respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.

8.2 Equipe CAMPEÃ a premiação fica a critério de cada escola. ( VER )

9. DA COMISSÃO ORGANIZADORA ESCOLAR:
 9.1 Será instituída pela escola e contará com: coordenador, professor de Língua Portuguesa  e líder de turma ( a quantidade dos membros componentes da comissão fica a critério  da escola.
 9.2 São atribuições dos Professores de Língua Portuguesa :
 *Estudar o manual de orientação para a  Gincana Literária;
 *Reunir-se com os líderes de turma multiplicadores para orientá-los e sensibilizá-los sobre o  Processo da Gincana.
 * O líder  da equipe orienta e sensibiliza cada equipe sobre a importância   da Gincana Literária;
 * O professor de Língua Portuguesa   fica como responsável para orientar a turma na confecção das tarefas;
 *Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;
 * Prezar pelo cumprimento do Regulamento;
  *Acompanhar a execução das tarefas (antecipadas como os ENSAIOS  e as especiais) da gincana.
  *Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola na Rádio Educar FM ;
 *Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
  * Estabelecer horário relacionado à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.
 * Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por quatro integrantes.
 * Divulgar o resultado final da Gincana Literária.

10. COMISSÃO JULGADORA :
 Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das tarefas.

 10.1 São atribuições da Comissão Julgadora:
 • Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração no regulamento.
 • Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré-estabelecido para cada atividade.

11. ORIENTADORES:
 Os orientadores serão os professores de Língua Portuguesa dos alunos, divididos por equipes.
 11.1 São atribuições dos orientadores:
 • Orientar as equipes na confecção das tarefas referente à gincana.
 • Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
 • Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas. Para melhor orientar as equipes.

12. EQUIPE DE APOIO:
 12.1 São atribuições da equipe de apoio:
• Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos os aspectos que cercam a Gincana.

13. LIDERES DE EQUIPES

13.1São atribuições dos líderes de equipe:

· Orientar e sensibilizar sua equipe sobre importância da Gincana Literária e a necessidade  da Literatura e Conhecimento das Obras Literárias.
 • Manter todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, delegar funções, dividir tarefas, reunir-se, discutir estratégias de atuação etc.
 • Quem está à frente de sua equipe deve ser os (as) primeiros (as) a conhecer as tarefas, bem como suas regras.
 Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!

14. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES:
 14.1 Empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela Literatura , formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
 14.2 Respeitar o regulamento desta Gincana Literária.
 15.1 As equipes poderão perder pontos no caso de:
 Fugir dos temas ( Obras, Livros, poemas ) no ato das apresentações das tarefas.
 • Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
 • Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).
 • Ultrapassar o tempo de espera  previsto para o cumprimento da tarefa.
 • Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento Literário como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

 16. DAS TAREFAS:
16.1 Tarefas antecipadas:
 *Criação de um lema para  cada Clásico/Obra trabalhada.
*Produção de paródias relacionadas ao tema  ( Obra/Livro ou poema trabalhado).
 *Produção de textos: Poesias, Danças, Dramatizações , Cartazes, Filmes e Faixas  
-  Observação: Fica aberto para todas as equipes confeccionar cartazes e/ou faixas.

*Divulgação:
-Postagens nas redes sociais (identificando tarefas realizadas, frases, imagens, e Escola.   a equipe):FacebookGoogle+SkypeOrkutMySpaceInstagramTwitterBadooStayfilm, whatsapp;
- Rádios (CD com paródias e/ou espaço para divulgação). Agendar hora e dia do uso deste recurso com a Comissão Organizadora Escolar;
- Podem também criar um BLOG para o Evento.  
 - Agendar hora e dia da ação com  os Professores de Língua Portuguesa;
- Fixação de cartazes e faixas em locais estratégicos da cidade. Agendar hora e dia da ação com  os Professores de Língua Portuguesa

 16.2 Tarefas Especiais:
 - Conseguir sensibilizar um aluno que não goste de ler a se envolver nas atividades de leitura.

- Conseguir um padrinho /madrinha que faça a doação de um livro para a Biblioteca Escolar;
Por Ivanete Nunes de Oliveira 

Um comentário:

  1. Boa tarde amiga
    Aqui venho visitar e conhecer seu blog, gostei estou seguindo
    Convido para que venha conhecer meu blog e se gostar me siga

    Abrçs

    Raphael Mourao
    BrBão

    http://brasilbao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir