domingo, 7 de setembro de 2014

Dinâmica do arco-íris

  “Certo dia aconteceu uma grande festa na floresta da amizade, onde o rei convidou todas as cores para participar. Foi um dia de muita alegria! Todas 
as cores compareceram e exibiram os seus balões para lá e para cá. Em seguida, 
todas as cores olharam umas para as outras e falaram bem alto: “Boa tarde!”.
O azul deu um passe à frente e exclamou: “sejam todos bem-vindos!”, e 
todas as cores responderam: “Muito obrigado!”.
Em seguida, o branco, com a sua mania de paz e fortaleza, distribuiu
apertos de mãos aos que estavam presentes.
O amarelo, que não queria ficar por baixo, pediu a toda a turma:
“abracem uns aos outros!” e todos se abraçaram.
O vermelho, que é cor de fervor, convidou a sorrir aquele que estava
mais próximo, e todos sorriram.
A cor róseo também queria participar e sugeriu aos que estavam
presentes: “Procurem alguém no grupo que está com roupa da mesma cor da sua
para dar um abraço”. Foi um corre-corre daquele e, de repente, lá vem uma grande
tempestade, o vento soprava e soprava e todas as cores começaram a balançar. E
o azul voltou a se pronunciar e disse: “Estamos aqui para participar...”.
O amarelo disse: “Portanto, sintam-se todos à vontade e tirem bom
proveito”. O vermelho adiantou: “O que é protagonismo juvenil?”. O verde
completou: “Vamos descobrir”. O amarelo falou: “queremos saber tudo”. E o
azul concluiu: “Vamos agir”.
A partir da proposta acima, os educadores podem se reunir, dividir-se em
grupos por cores e iniciar a dinâmica.
Cada grupo, ao se manifestar, deve explanar o significado prático da participação
de cada grupo/cor em relação à dinâmica da escola.
No final, pode-se relacionar o tipo de protagonismo dos educadores com o
protagonismo juvenil.

(dinâmica construída pela comissão dos protagonistas da REMAR)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016937.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário