quinta-feira, 11 de agosto de 2016

SER ALUNO NÃO É SER ESTUDANTE !



SER ALUNO NÃO É SER ESTUDANTE
          Eis aí dois conceitos distintos. Duas denominações bem diferentes. Aluno não é sinônimo de estudante. São dois termos que não compartilham dos mesmos significados.
          Ser aluno é um título que presta - se apenas para administração da documentação escolar com o objetivo de prestar contas ao governo do número total de evadidos, transferidos, repetentes, aprovados e reprovados, bem como o total de “clientes” atendidos pela instituição de ensino. Ser estudante é uma decisão estratégica e uma escolha consciente inseparáveis de um projeto de vida.
          Ser aluno é uma rotina burocrática nos estabelecimentos de ensino. Ser estudante é uma tomada de atitude frente ao futuro.
          Um estudante é imperiosamente, um intelectual, ao passo que um aluno qualquer pode ser um simples semiletrado.
          Comumente, um estudante luta para saber cada vez mais, já o mero aluno quer apenas conseguir passar.
          Um leva o dever a sério. Outro representa um tesouro. Está fantasiado de estudante, mas é apenas um aluno a mais.
          Com o passar do tempo a própria sociedade se encarrega de separar o joio do trigo, porquanto na vida, ninguém consegue colher o que nunca plantou.
          Finalmente, o aluno comparece na enumeração da caderneta, como simples expressão quantitativa da sala, já o estudante, se destaca nas notas e médias do boletim, como dimensão qualitativa da sua escola.
          Poderíamos se quiséssemos prosseguir infinitamente estas comparações. Entretanto, o que foi escrito é o quanto custa a um bom observador do palco social, com seus protagonistas autênticos e seus figurantes.


QUESTÕES SUGERIDAS
1- Marque V para verdadeiro e F para falso. Justifique todas as alternativas com fragmentos do texto lido.
a) os conceitos referentes a aluno e estudante são semelhantes. (   )
b) quem assume uma postura de aluno tem mais chances de obter sucesso no futuro. (   )
c) Os estudantes ajudam a apresentar uma imagem positiva da escola perante a sociedade. (   )
2 – Coloque A para aluno e E para estudante.
a) Quer sempre aprender mais. (   )
b) Fica completamente satisfeito se passar de ano, mesmo sabendo que não aprendeu quase nada. (   )
c) Reflete apenas quantitativo de “clientes” da escola. (   )
d) Representa positivamente a escola através de um bom desempenho.
3 – Pense e reflita: Você se considera aluno ou estudante? Se sua resposta foi à segunda opção informe o que lhe falta para ser um estudante.
4- Resolva o desafio que segue e descubra o fator que é TUDO, pois é determinante para que possamos assumir corajosamente o papel de verdadeiros estudantes.
Ø  Observe a palavra abaixo e ao lado de cada letra indique o número correspondente a sua posição no alfabeto. Depois some e veja o quanto esta virtude é valorosa para mudar a nossa vida.
A
T
I
T
U
D
E

SOMA









5 – Pense e discuta com seus colegas e professores o significado dos seguintes termos: “protagonistas autênticos” e “figurantes simulados”. Agora, considerando o que aprendemos quanto aos conceitos de aluno e estudante responda a qual deles o autor relaciona cada um desses termos:
Ø  PROTAGONISTAS AUTÊNTICOS
Ø  FIGURANTES SIMULADOS

6- Após a leitura do texto e as diversas reflexões construídas coletivamente, produza um texto desenvolvendo o enunciado abaixo:
“Não basta ser aluno. É preciso ser estudante.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário